Projeto Propan

pao frances baguetteA indústria do pão no Brasil vinha observando, nas últimas décadas, dois fatores que estavam começando a afetar o mercado como um todo. Um deles era a falta de métodos e práticas padronizadas nos pontos de venda ao consumidor final. As padarias, a maioria delas micro ou pequenas empresas, careciam de atividades padronizadas, modernas e adequadas. O segundo fator era que as padarias estavam perdendo o foco no seu principal produto, aquele que pode gerar maiores margens de lucro e que aumenta a frequência de clientes na loja: o pão. Muitas panificadoras estavam se transformando em lojas de conveniência ou pontos de venda de produtos industrializados. 

Primeiros passos

Notando estes aspectos, a ABITRIGO – Associação Brasileira da Industria do Trigo e a ABIP – Associação Brasileira para a Indústria da Panificação e Confeitaria contrataram a SETAM para juntas criarem um projeto comum para o desenvolvimento da industria do pão. Daí surgiu o PROPAN, Programa de Apoio à Panificação, em atividade há cerca de 10 anos.

Esta nova organização, sob forma de fundação sem fins lucrativos, tem o objetivo de implementar o fomento da atividade relacionada com a indústria da panificação em vários níveis. Concluiu-se que, com a profissionalização das padarias, toda a cadeia produtiva seria beneficiada. O foco principal passou a ser a capacitação de todo o ponto de venda, envolvendo os proprietários, os funcionários da linha de produção (padeiros e ajudantes) os atendentes (balconistas), os caixas (terminais de atendimento) e os ajudantes de serviços gerais básicos (limpeza, faxina e manutenção). As atividades foram planejadas fortemente centradas na BPF – Boa Prática de Fabricação e nos 5S.

paezinhosOrganização

O projeto foi desenvolvido baseado no sistema de formação de multiplicadores. A partir do treinamento de um grupo de instrutores (em curso em sala de aula mais um estágio em panificadoras), estes poderiam tornar-se consultores para aplicar este conhecimento em novas panificadoras ou mesmo treinar novos multiplicadores. Este método foi escolhido devido ao grande número de padarias que o Programa visa atingir: 10 mil estabelecimentos.

Para dar sustentação e continuidade a este sistema convidamos o escritório Márcio Rodrigues, que já vinha desenvolvendo projeto bem sucedido de capacitação de panificadores (premiado pelo SEBRAE), já que obedecia às linhas desenvolvidas pela nova fundação.

Fomento

Esse programa, apesar de enxuto e sem fins lucrativos, tem seus custos. Para fomento dessas atividades procuramos buscar recursos financeiros junto à cadeia produtiva da panificação. Grandes empresas com afinidade à indústria da panificação fazem parte da rede de sustentação do PROPAN, mediante contribuição mensal. Não foi difícil angariar colaboradores, pois estas empresas são diretamente beneficiadas com o sucesso do programa.

Certificação

Foi criado o sistema de selos de avaliação pelo cumprimento das metas de capacitação. São os selos ouro, prata e bronze, que afixados no estabelecimento atestam que aquela panificadora está certificada na otimização dos processos produtivos e administrativos.

detalhe paoResultados

O sistema vem operando desde o inicio do século, com grande sucesso em todo o Brasil. Foram obtidos ótimos resultados na capacitação de milhares de panificadoras e de centenas de multiplicadores. Para conhecer mais detalhes sobre o projeto, acesse www.propan.com.br.